Como Orar o Salmo 23 Para Tempos de Crise
Descubra Como Orar o Salmo 23 para tempos de crises e de aflição. Seja ricamente abençoado pela poderosa Palavra de Deus para sua vida. Encontre no Senhor força para superar os desafios da sua vida.
ORANDO SALMOS
Daniel Corrêa
12/22/20254 min ler


Introdução
O Salmo 23 é o cântico mais conhecido da fé cristã e judaica. Não é apenas uma bela poesia; é uma declaração de confiança incondicional na liderança e no cuidado de Deus. Em tempos de incerteza, crise ou carência, ele nos oferece um refúgio de paz.
Orar o Salmo 23 é um ato de rendição e reconhecimento. É afirmar, versículo por versículo, que a nossa vida e o nosso futuro não dependem das nossas habilidades ou da economia, mas sim da provisão e da direção do nosso Pastor. O propósito desta oração é transferir as nossas ansiedades e necessidades para Aquele que garante que "nada nos faltará".
Esclarecimento
O Salmo 23 pode ser dividido em quatro imagens cruciais que guiam nossa oração. Para cada seção, há preciosas dicas para você orar a Deus em qualquer situação e local, especialmente em momentos difíceis.
A Provisão do Pastor (v. 1-3a): O Senhor é o Pastor que supre, guia e restaura. Esta seção fala de descanso ("descansar em verdes pastos") e direção ("guia-me mansamente"). É a base da confiança.
Ao orar, lembre-se de que Deus é o seu pastor. Ele cuida, guia, consola e restaura as suas ovelhas. Peça ao Senhor a continuidade deste cuidado que Ele tem para contigo. Agradeça a Deus por diversos cuidados que ele tem feito pela sua vida e pelos outros a sua volta.
A Proteção na Crise (v. 4): O vale da sombra da morte representa os piores medos e as crises mais profundas. A presença do Pastor ("a Tua vara e o Teu cajado me consolam") anula o medo. É a base da coragem.
Reconheça que você precisa da sabedoria e direção de Deus em momentos de dúvidas, tensões e angustiantes. Além disso, peça ao Senhor para você enxergar o pastoreio dele nos vales da sombra da morte da sua vida e rogue para que Ele faça sua fé crescer.
A Honra na Presença do Inimigo (v. 5a): O banquete preparado à vista dos adversários fala de honra, justiça e vitória garantida. Nossos inimigos são obrigados a testemunhar a bondade de Deus.
Na oração, devemos lutar contra as murmurações e pessimismos. Pois, eles nos impedem de enxergar o que Deus já tem feito por nós. Os problemas do presente não podem fazer você perder de vista as bençãos que o SENHOR tem derramado sobre sua vida.
A Segurança Eterna (v. 5b-6): O ungir da cabeça (sinal de bênção e alegria) e o cálice transbordante representam a abundância. A certeza final é a de que a bondade e a misericórdia seguirão o crente todos os dias da vida, culminando na habitação eterna na Casa do Senhor.
O texto indica que o ideal de todo cristão é amar a casa de Deus. Portanto, nos dias obscuros, deves pedir a Deus para que você não perca o amor pela sua comunidade da fé e que não desfaleça a alegria da salvação.
Orando o Sl 23
Pai Celestial, entramos em Tua presença com este cântico de Davi, agradecidos por teres te revelado como o nosso Pastor e Provedor.
Adoração
Adoramos a Ti, Senhor, porque Tu és o nosso Pastor. Não somos ovelhas perdidas ou abandonadas, mas pertencemos ao Teu aprisco. Adoramos a Tua Suficiência, pois em Ti, a verdadeira riqueza e o verdadeiro descanso são encontrados. Louvamos a Tua Fidelidade em restaurar a nossa alma e guiar-nos pelas veredas da justiça por amor do Teu Nome. Tu és o bom Pastor que deu a vida pelas ovelhas, e por isso, toda a nossa confiança e adoração se inclinam a Ti.
Confissão
Confessamos, Senhor, que muitas vezes agimos como ovelhas rebeldes e ansiosas. Confessamos nossa incredulidade, pensando que precisamos suplementar a Tua provisão com nossas próprias forças e planos desesperados. Confessamos o medo que nos paralisa no "vale da sombra da morte", esquecendo que a Tua vara e o Teu cajado estão conosco. Perdoa-nos por buscar a segurança em pastos secos e temporais, em vez de nos deitarmos tranquilamente nos Teus pastos verdejantes.
Súplicas Pela Provisão e Segurança
Senhor, oramos para que Tu faças o Salmo 23 uma realidade palpável em nossa vida, especialmente em tempos de crise financeira, emocional ou de saúde:
Clamamos para que se cumpra a promessa: "Nada me faltará". Supra nossas necessidades financeiras, emocionais e físicas. Que, mesmo em meio à escassez do mundo, o Teu suprimento seja visível em nosso lar e em nossa mesa.
Pedimos que Tu nos guies mansamente (sem pressa destrutiva), restaurando nossa alma do desgaste da vida. Guia-nos pelas veredas da justiça, para que nossas escolhas honrem o Teu Nome.
Fortalece-nos para não temer mal algum, mesmo quando estivermos atravessando o vale da sombra da morte. Que a certeza da Tua presença (Tua vara e Teu cajado) seja o nosso único consolo e a fonte da nossa paz.
Súplicas pela Igreja e Liderança
Oramos, ó Pastor das ovelhas, pela Tua Igreja em todo o mundo. Pedimos que a liderança pastoral da Igreja imite o Teu cuidado, guiando o rebanho com mansidão e não por ganância ou domínio. Que a Igreja seja um refúgio de descanso e restauração para as ovelhas feridas.
Que a sua Misericórdia e a Bondade sejam derramadas sobre os Teus servos todos os dias, tornando a igreja um testemunho da Tua provisão em meio a um mundo faminto. Que Tua Igreja viva a verdade do banquete preparado à vista dos inimigos, irradiando alegria e honra.
Consagração
Neste momento, consagramos nossa vida sob o Teu cajado. Assumimos o compromisso solene, de acordo com o Salmo 23:
Viveremos Rendidos: Comprometemo-nos a viver na rendição de que Tu és o Senhor e, portanto, cessaremos nossa ansiedade.
Andaremos na Coragem e andaremos sem medo no vale, confiando que a Tua presença é mais poderosa do que qualquer ameaça.
Habitaremos na Tua Casa com determinação e disciplina nos dias dos quais não teremos o ideal prazer.
Conclusão
Orar o Salmo 23 é declarar que o futuro está garantido. É trocar a ansiedade humana pela Segurança Absoluta do Pastor Divino. Ao fazermos do Senhor o nosso Pastor, ativamos a promessa de que a Bondade e a Misericórdia nos seguirão em nossa jornada, até que alcancemos a plenitude da Tua presença.


